Fafá virou marca nacional desde o começo da carreira. Marca nacional de alegria, com aquela gargalhada sinceramente estrondosa que é capaz de levantar os ânimos de qualquer um. Marca nacional de saúde, a bela mulher brasileira que batizou até as lanternas do antigo Fusquinha, outra paixão popular. Marca nacional de liberdade, símbolo de um movimento político que fez milhões de brasileiros se emocionarem com sua interpretação do hino pátrio.

Esta é Fafá de Belém. Ou melhor: Fafá do Mundo.

Reportagens

















________________________________________________
Aos vinte anos, já morando no Rio de Janeiro, Fafá gravou um compacto com a música Filho da Bahia, que entrou na trilha sonora da novela Grabiela. Foi o primeiro sucesso da cantora, com direito a clipe no programa Fantástico. Seu primeiro LP é lançado no ano de 1976 e traz uma cantora ainda muito ligada à suas raízes paraenses. O segundo disco, traz outro sucesso: a música Foi Assim.

No ano de 1979, os versos de Sob Medida, compostos por Chico Buarque tomaram as paradas de sucessos na voz de Fafá. A cantora sempre fez questão de declarar que os versos (sou bandida/sou solta na vida/ e sob medida para os carinhos teus) são a sua cara.

No início dos anos 80, entrou com o peito aberto (sem duplo sentido) nas campanhas Diretas Já!. Gravou a canção Menestral das Alagoas em homenagem ao senador Teotônio Vilela - grande defensor da democracia - e subiu nos palanques pelo Brasil ao lado de políticos como Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e personalidades como Henfil e Osmar Santos.

A partir de 1985, Fafá tomou um rumo em sua carreira que foi muito criticado pelos mais conservadores. Ela passou a incluir em seu repertório canções e genêros mais populares, como no caso da lambada e do sertanejo. Alheia às críticas, Fafá emplacou um sucesso atrás do outro. Quem não se lembra de seu sucesso Nuvem de Lágrimas, gravado em dueto com a dupla Chitãozinho & Xororó? Ou Chorando Se Foi, lambada que tomou conta das paradas de sucesso e invadiu as aulas em academias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...