.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Fafá de Belém, nome artístico de Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Belém do Pará, 9 de agosto de 1956), é uma cantora e atriz brasileira.
Filha do advogado e bancário Joaquim Figueiredo (Seu Fefê) - falecido em 1997 - e de Eneida, filha de uma família de políticos da região (Dona Dê), Fafá pertencia a uma família de classe média-alta da capital paraense e desde a infância destacava-se nas reuniões familiares com a voz afinada. Aos doze anos, percebeu que não seria mais do tipo mignon e pediu para a mãe costurar roupas que valorizassem seu acentuado decote, que usa até hoje. Na adolescência já gostava de música e, em parceria com amigos, fez alguns espetáculos em bares e casas noturnas, fugindo de casa para realizar tal fato.
Em 1973 conheceu o baiano Roberto Satana, produtor do grupo Quinteto Violado e musical da Polygram, que a aconselhou a investir na carreira fonográfica. Incentivada por este, apresentou-se em alguns lugares como Rio de Janeiro, Salvador e em Belém. Nesse mesmo ano, estreou como cantora profissional no musical Tem muita goma no meu tacacá, que satirizou o cenário político da época. O espetáculo, estrelado no principal teatro de Belém, o Theatro da Paz, também contou com a participação especial do conterrâneo, o futuro ator Cacá Carvalho. Como as cantoras de sua geração, foi fortemente influenciada por cantores consagrados da MPB como Maysa, Roberto Carlos, Cauby Peixoto e os grupos Jovem Guarda e Beatles, ouvindo-os com entusiasmo, além de outros gêneros, como jazz, música clássica, e os grandes ídolos do rádio.
Grande, Fafá, canta com a alma. Abraços e muita paz, Padinha.
ResponderExcluirVou ver teu show com o Diego Figueiredo. Entre no meu blog http://folhaverdenews.blogspot.com para curtir informação sobre este trabalho de importância cult.